Uma alma azul [RESENHA]
Colapso Azul – um olhar particular sobre o autismo de Ernane Alves
Com muito interesse li o livro Colapso Azul – um olhar particular sobre o autismo do renomado artista Ernane Alves.
Tenho envolvimento particular com o tema, pois vivencio na prática, através de meu filho Rafael (atualmente com oito anos de idade), o dia-a-dia de conviver com uma pessoa neurodivergente em uma sociedade moldada para poucos.
Ernane traz no livro suas memórias desde a infância até a idade adulta, trazendo sua percepção dos fatos com peculiar franqueza e riqueza de detalhes.
Narra com brilhantismo suas impressões em relação a vários fatos comuns à vida de qualquer ser humano como a relação de trabalho, vivência familiar, vida amorosa e sexual, etc. Traz o entendimento de um cérebro neurodivergente inserido em uma sociedade desigual.
A leitura é envolvente. Os capítulos se seguem em ordem cronológica nos colocando dentro da vida de Ernane como observadores curiosos e ansiosos por saber o desenlace dos fatos.
Assuntos como assédio sexual e as diversas discriminações em razão do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista são abordados com vivências pessoais do autor.
Também há muito AMOR descrito através da vivência familiar e de seu círculo de amizade, tudo harmonizado com seu estilo de música (rock-and-roll) que embalou sua adolescência e juventude.
O livro relata fatos da vida VITORIOSA de Ernane, demonstra seus desafios, o modo como supera as diversidades e segue em frente. Nos faz entender de onde vem sua força e determinação, percebidos no seu engajamento pela transformação social e inclusão de todas as pessoas.
Recomendo com entusiasmo a leitura.
Luis Renato Braga Arêas Pinheiro
Defensor Público
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, em 10 de Janeiro de 2022.