Setembro Amarelo / Dia Mundial da Prevenção do Suicídio [Campanha]

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), é comemorado anualmente no dia 10 de setembro, a data representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio, assim como o mês é conhecido no Brasil como Setembro Amarelo.

O artista plástico, cineasta e escritor Ernane Alves, que possui autismo nível 1, lançou neste sábado, dia 10 de setembro de 2022, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O tema escolhido por Ernane é; TODOS NÓS SOMOS IMPORTANTES, uma clara e direta mensagem à sociedade em relação aos Autistas. Pessoas com TEA são quatro vezes mais propensas a sofrer de depressão ao longo da vida. A ação sugere a necessidade de uma ação coletiva para lidar com essa questão urgente e de saúde pública. “Todos nós, devemos tomar medidas para prevenir o suicídio na sociedade!” explica Ernane, um recado direto para os cidadãos, familiares, amigos, colegas de trabalho, Associações de Autismo, professores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos.

O objetivo da Campanha é aumentar a conscientização sobre o tema. A informação é uma excelente ‘ferramenta’ direcionada para a população em geral e grupos de risco, como os Autistas Nível 1.

É muito importante abrir uma discussão sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho, etc. O suicídio e tentativas de suicídio têm um efeito dominó que afeta não apenas os indivíduos, mas também as famílias, comunidades e sociedades. Fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego, traumas ou abusos, transtornos mentais, acentuaram-se ainda mais depois da pandemia de COVID-19. Apesar de tudo isso, o suicídio pode ser evitado. As principais medidas de prevenção ao suicídio baseadas em evidências incluem a restrição do acesso a meios para o suicídio, por exemplo, o acesso a armas de fogo, remédios controlados, etc. O estigma social e a falta de consciência continuam a ser as principais barreiras para a procura de ajuda, daí a importância de campanhas informativas de conscientização sobre o tema.


Um recente estudo mostrou que, entre autistas, quanto maior a idade e a inteligência, maior o risco de suicídio.

Ernane Alves photo de Enzo Alves

O estudo mostrou ainda que as taxas de suicídio entre pessoas com TEA foram maiores em estudos que incluíram participantes com maior inteligência. Além disso, a prevalência ao longo da vida foi associada ao aumento da idade e às pessoas de cor branca. As amostras que incluíram mais participantes brancos tiveram maior prevalência de transtornos depressivos ao longo da vida. Este achado é consistente com estudos na população em geral que sugerem que indivíduos brancos relatam níveis mais elevados de depressão em comparação com indivíduos não brancos.

A campanha TODOS NÓS SOMOS IMPORTANTES foi lançada de forma hibrida, com peças de comunicação impressas, como cartazes e encartes informativos e, também, planos de comunicação virtuais.