Seminário sobre o Autismo e o Ambiente Escolar emociona público! [NOTÍCIA/NEWS]

O Seminário Autismo – Ambiente Escolar, construindo relações entre Professores e Alunos, promovido por Ernane Alves e o Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário – CISREC/MG arrebata público que se emocionou com temáticas de interesse coletivo. O evento foi marcado por muita emoção e trocas de experiências entre os palestrantes e o público. O happening aconteceu no último dia 10 de abril no TUPYGUÁ BRASIL HOTEL em Pedro Leopoldo e causou grande impacto nas pessoas, que se emocionaram com falas marcantes do premiado artista Ernane Alvesque possui autismo nível 1 de suporte, e com informações valiosas do Defensor Público do Estado de Minas Gerais, Dr Luis Renato Arêas Pinheiro. O evento ainda contou com a participação de José Savietto Pereira Barbosa, Membro Fundador da CADDA – Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais e da Secretária Municipal de Educação de Pedro Leopoldo, Cláudia Resende.

Além do tema central, o Ambiente Escolar, o Seminário, ainda, trouxe outros tópicos muito importantes para a sociedade, como; a interação entre o poder público, empresas privadas e sociedade civil. “Agradeço imensamente ao CISREC por ter abraçado esse projeto que proporcionou a profissionais da rede pública de ensino mais conhecimento sobre o autismo. Escolhi trabalhar o tema dentro do ambiente escolar porque ações bem empregadas desde a escola proporcionarão um futuro mais promissor para pessoas com TEA, inclusive, no mercado de trabalho.” reflete Ernane Alves.

Jeferson Batista, Emiliano Braga, Ernane Alves, Dr Luis Renato Arêas e José Savietto

O CISREC, como braço da Administração Pública Municipal da região, apoia ações que tragam discussões e conhecimento necessários para buscar sempre o melhor atendimento aos munícipes do Vetor Norte. O Seminário Sobre Autismo no Ambiente Escolar foi de grande valia para todo público, formado por professores, diretores, pedagogos e outros profissionais das secretarias municipais das cidades consorciadas.” Disse Max Pereira, Secretário Executivo. O evento reuniu alguns dos principais nomes da Causa do Autismo no Brasil e teve a produção assinada por Ernane Alves, e a parceria especial do Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário – CISREC/MG, que presenteou o público com um exemplar do primeiro livro do Ernane, Colapso Azul – Um olhar particular sobre o Autismo (2021). Os participantes ainda foram ‘surpreendidos’ com o anuncio de que o empresário Emiliano Braga, por meio da PRUFTECHNIK MGS, presentearia a todos com o mais recente lançamento de Alves, o livro O Garoto Satélite – Autismo e Sexualidade (2023). Ao todo foram mais de 260 livros entregues ao público que aproveitou a oportunidade para ter o autógrafo do autor. “Parabéns pelo seminário sobre o Autismo no ambiente escolar e pelo lançamento do livro O Garoto Satélite – Autismo e Sexualidade. É extremamente importante que educadores e membros da comunidade escolar estejam bem-informados sobre as necessidades e características de alunos com autismo. Esse tipo de iniciativa ajuda a promover a inclusão e a compreensão, e pode fazer uma grande diferença na vida desses estudantes. O trabalho do Ernane Alves é realmente valioso e merece reconhecimento. Parabéns, novamente!” declarou o empresário Emiliano Braga.

O Seminário Autismo – Ambiente Escolar, construindo relações entre Professores e Alunos, contemplou mais de 120 pessoas de 18 municípios e contou com a parceria do CISREC, o apoio da Defensoria Pública de Minas Gerais, CADDA – Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas - MG e patrocínio de marcas de peso como a PRUFTECHNIK MGS e RMX Equipo. Para o Defensor Público Dr Luis Renato Arêas; “O Seminário foi estratégico, pois contou com a presença de representantes da área da educação de 16 municípios da Região do Calcário de Minas Gerais. Dialogamos sobre temas importantes ligados à educação e o relacionamento de alunos com autismo e seus professores.”.